quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Melancolia


Título Original: Melancholia
M/12 - Dinamarca - 2011
Estreia em Portugal: 1 de Dezembro de 2011
Género: Drama, Ficção-Científica
Duração: 136 min

Sinopse: A (difícil) relação entre duas irmãs é posta à prova ao mesmo tempo que um misterioso novo planeta ameaça colidir contra a Terra.

Trailer: 

Enterrado

Título Original: Buried
M/16 - Espanha - 2010
Estreia em Portugal: 1 de Dezembro de 2011
Género: Drama, Mistério, Thriller
Duração: 95 min

Sinopse: Paul Conroy, motorista de camião e homem de família, acorda enterrado vivo num caixão de madeira antiga. Sem saber quem poderia tê-lo colocado lá e porquê, a sua única hipótese de escapar deste pesadelo, é um telemóvel. A má receção, falta de bateria e falta de oxigênio são os seus piores inimigos nesta corrida contra o tempo: Paul tem apenas 90 minutos para ser resgatado.

Trailer:

Anónimo


Título Original: Anonymous
M/12 - Reino Unido - 2011
Estreia em Portugal: 1 de Dezembro de 2011
Género: Drama, Thriller
Duração: 130 min

Sinopse: Passado na cena política da Inglaterra de Elizabeth, "Anónimo" especula acerca de uma questão que tem intrigado durante séculos académicos e mentes brilhantes, como Mark Twain, Charles Dickens, e Sigmund Freud: quem realmente criou o trabalho creditado a William Shakespeare? Especialistas têm debatido, livros têm sido escritos e estudiosos têm dedicado as suas vidas para proteger ou desmentir teorias em torno da autoria das obras mais conhecidas da literatura Inglesa. “Anónimo” revela uma possível resposta, com foco num tempo de intrigas políticas, romances ilícitos na Realeza, e esquemas de nobres gananciosos sedentos pelo poder do trono, trazidos à vida no mais improvável dos lugares: o palco de Londres.

Trailer: 

O Gato das Botas


Título Original: Puss in the Boots
M/6 - Estados Unidos - 2011
Estreia em Portugal: 1 de Dezembro de 2011
Género: Aventura, Animação, Comédia
Duração: 90 min

Sinopse: O Gato das Botas - uma das mais aclamadas personagens do universo Shrek - conta a hilariante e corajosa fábula das primeiras aventuras de Gato, quando em conjunto com o génio Humpty Dumpty e a astuta Kitty Patas Fofas, tentam roubar a célebre Gansa que põe Ovos de Ouro.

Trailer:

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Crítica
Puro Aço


     Nunca, em toda a minha vida, pensei que alguma vez iria viver o que vivi ao ver o filme Rocky, que, para quem me conhece sabe que é o meu filme de eleição, todo o meu crescimento foi com base nesse filme. E a verdade, é que isso não aconteceu em Puro Aço, porquê? Porque são robôs à luta e não pessoas, e desculpem-me, mas por muito que tentem nunca conseguirão transparecer o mesmo tipo de emoções, nem com uma banda sonora exageradamente deprimente, mas ainda assim boa, talvez por ser quase idêntica à de The Kingdom e Rango, sim, pois em Puro Aço, praticamente parece ser sempre a mesma peça, mas com diversas variações.


     Rocky é mais que um filme, transparece sentimentos que muitos poucos conseguem, tal como no já referido, em Puro Aço trata-se de um robô que começando por baixo até chegar ao topo. E devem estar a pensar que eu não gostei nada do filme, parece que estou para aqui só a falar mal, mas não se iludam, adorei o filme, há muito tempo que não me dava a tão falada "pica" a ver um filme , e foi excelente ver todo o cinema a comentar os combates destes lutadores de metal À medida que iam acontecendo.


     Hugh Jackman faz o papel de ex-pugilista, isto porque em 2020, os robôs tomaram os lugares dos pugilistas no ringue, não foram construidos para travar guerras, nem para trazer a paz, ou para outro tipo de coisas, mas para lutarem uns contra os outros "esmurrando-se até à morte", lindo! Sendo assim, a história é sobre Atom, um suposto robô de treino, e, digo suposto, pois algo me diz que ele é muito mais que isso, mas a isso só a sequela pode responder, pena que tenhamos de esperar até 2014 para tal, que Hugh e o filho Max ao qual este ficou à sua guarda durante o Verão em troca de um belo maço de notas, pois nunca esteve com ele, mas agora após a morte da mãe, a sua tia ficou com a guarda deste, mas durante o seu tempo juntos a ligação pai-filho vai crescendo.


     Mas começa então a treinar Atom, e também criando sentimentos com ele, e aí está, robôs não conseguem exprimir sentimentos! Mas passando à frente, Max descobre que Atom tem inteligência própria mas não conta a ninguém, daí ele não ser apenas um robô de treino qualquer. O que também meu deu muito gozo ver, foi várias referências ao próprio Rocky, ao contrário do que muitos dizem, citando que são ideias roubadas, nada disso, na minha mais que sincera opinião de fã número 1 de Rocky. Apenas para citar algumas cenas, o final idêntico ao da película de 1976 (este já eu previa desde o inicio) e até a música final tem ares de parecer a essa mesma cena do filme de Stallone.


     Em suma, Puro Aço entretém e de que maneira, dinheiro muito bem gasto, sem misturas de 3D, pena ser tão bom que faça o tempo passar tão depressa,e isto claro, num sentido de elogio! Venha o segundo capítulo!

Classificação:



sábado, 26 de novembro de 2011

Tive de Comprar a Banda Sonora #43


     Rubrica semanal de música que marcou o cinema.

     Vamos nos aventurar por túmulos em busca de tesouros perdidos com Indiana Jones! Pois é, já não era sem tempo de esta mítica personagem da saga que já vai em quarto filmes, com um quinto já em lento andamento, fazer parte da "Hall" desta rubrica. Indiana Jones é um explorador que começou as suas aventuras em 1981, com Os Salteadores da Arca Perdida, pulando para O Templo Perdido em 1984, em 1989 fez A Grande Cruzada e, mais recentemente em 2008 numa combinação algo estranha com seres extra-terrestres em O Reino da Caveira de Cristal. Deu aso ainda a diversos spinoffs em televisão, com séries e desenhos animados.

    Com Steven Spielberg e George Lucas por detrás das câmaras, com Harrison Ford com o papel principal, fizeram desta saga, algo inesquecível para todos os fãs, apesar do decréscimo de qualidade neste último filme, que como já afirmaram, esperam ver corrigido no próximo. Fica então, The Raider's March, tema principal, composto pelo já habitual, e grande, John Williams.

Sextas Curtas #35


Título Original: Le Petit Dragon
Autor: Bruno Collet
País: França
Género: Acção
Duração: 8 min


quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Imortais


Título Original: Immortals
M/16 - Estados Unidos - 2011
Estreia em Portugal: 24 de Novembro de 2011
Género: Acção, Drama, Fantasia
Duração: 110 min

Sinopse: O guerreiro grego Theseus parte para uma batalha sangrenta contra os Deuses do Olimpo.

Trailer: 

Um Método Perigoso


Título Original: A Dangerous Method
M/12 - Canadá - 2011
Estreia em Portugal: 24 de Novembro de 2011
Género: Biografia, Drama, Thriller
Duração: 99 min

Sinopse: Seduzido pelo desafio de um caso impossível, o Dr. Carl Jung aceita a bela mas desequilibrada Sabina Spielrein, como sua paciente em "Um Método Perigoso". A arma de Jung é o método utilizado pelo seu mestre, o célebre Sigmund Freud. Ambos acabarão por cair no feitiço de Sabina.

Trailer:

Arthur Christmas


M/6 - Estados Unidos - 2011
Estreia em Portugal: 24 de Novembro de 2011
Género: Animação, Comédia, Drama
Duração: 97 min

Sinopse: Uma história com todos os ingredientes necessários para o tornar num clássico de Natal: Uma família num estado disfuncional e um herói improvável - o filho mais novo do Pai Natal, Arthur. Quando esta surpreendente operação se esquece do presente de uma das centenas de milhões de crianças, o menos apto da família do Pai Natal embarca numa hilariante e incrível missão contra o relógio para conseguir entregar o último presente antes da manhã de Natal.

Trailer:

Temos Papa


Título Original: Habemus Papam
M/12 - Itália - 2011
Estreia em Portugal: 24 de Novembro de 2011
Género: Drama
Duração: 102 min

Sinopse: O novo papa eleito sofre um ataque de pânico no momento em que é suposto aparecer na varanda da Praça de São Pedro para saudar os fiéis, que esperaram pacientemente o veredicto do conclave. Os seus conselheiros, incapazes de o convencer de que ele é o homem certo para o cargo, procuram a ajuda de um conhecido psicanalista (e ateísta). Mas o medo da responsabilidade que a confiança que lhe foi depositada representa é algo que só ele mesmo poderá enfrentar.

Trailer:

sábado, 19 de novembro de 2011

Tive de Comprar a Banda Sonora #42


     Rubrica semanal de música que marcou o cinema.

     Esta semana vamos até ao espaço com Bruce Willis, Ben Affleck e Liv Tyler em Armageddon no ano de 1998 para tentar salvar o mundo de um asteróide gigante que ameaça a Terra. Com um elenco luxuoso, é de estranhar o filme não ser bom, isto, indo pelas críticas alheias, mas eu como não a olho a isso e vejo só pelos meus lados, bem que gostei do filme. Claro, que a fórmula já estava usada, tanto filme idêntico antes, durante e depois deste, mas neste o objectivo era levar uma das melhores equipas de perfuração do mundo a aterrar no asteróide para implantar uma bomba que destruísse o asteróide, minimizando ao máximo o impacto. Aterrar num asteróide, how cool is that?

     Do realizador Michael Bay, que não costuma deixar ficar mal, e não o fez neste caso, com J.J. Abrams a escrever o guião, tentando mostrar não só um possível cenário futuro, como também como o público reagiria a tudo isto, com o medo como palavra de ordem. O que eu mais gosto nestes filmes, é de saber que todo o tipo de desastres, catástrofes e invasões, se passam nos Estados Unidos! Folgo em saber, que o meu país está protegido disto tudo, ironicamente claro! Bom, fiquem com o tema The Launch, composto por Trevor Rabin

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Sextas Curtas #34


Título Original: Rosa
Autor: Jesús Orellana
País: Espanha
Género: Ficção-Científica
Duração: 10 min

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A Saga Twilight - Amanhecer Parte 1


Título Original: Twilight Saga - Breaking Dawn Part 1
M/12 - Estados Unidos - 2011
Estreia em Portugal: 17 de Novembro de 2011
Género: Aventura, Drama, Fantasia  
Duração: 117 min

Sinopse: Bella Swan e Edward Cullen viajam até ao Rio de Janeiro para passarem a sua lua-de-mel. Pouco tempo depois, Bella fica a saber que está grávida de uma menina, mas também que não poderá desfrutar calmamente da chegada da filha, pois a boa nova desencadeia uma série de complicações entre as comunidades de lobos e vampiros.

Trailer:

A Pele Onde Eu Vivo


Título Original: La piel que habito
M/12 - Espanha - 2011
Estreia em Portugal: 17 de Novembro de 2011
Género: Drama, Thriller
Duração: 117 min

Sinopse: Desde que a sua mulher ficou queimada num acidente de automóvel que o Dr. Robert Ledgard, um eminente cirurgião plástico, se interessa pela criação de uma nova pele, com a qual ele a poderia ter salvo. Ao fim de doze anos, conseguiu gerar no seu laboratório uma pele que é sensível a carícias, mas um verdadeiro escudo contra todo o tipo de agressões, externas e internas, às quais o nosso mais extenso órgão é sujeito. Para a obter, usou todas as possibilidades fornecidas pela terapia celular. Mas para além de anos de estudo e experimentação, Robert necessitava de uma cobaia humana, um cúmplice e nada de escrúpulos. Escrúpulos nunca foram um problema, não faziam parte do seu carácter. Marilia, a mulher que toma conta dele desde o dia em que nasceu, é a sua mais fiel cúmplice. Quanto à cobaia humana… Todos os anos, dezenas de jovens de ambos os sexos desaparecem de casa, em muitos casos de livre vontade. Um deles acabará por partilhar a esplêndida mansão de El Cigarral com Robert e Marilia, mas sem ser de livre vontade…

Trailer:

O Mundo no Arame



Título Original: Welt am Draht
M/12 - Alemanha - 1973
Estreia em Portugal: 17 de Novembro de 2011
Género: Crime, Ficção-Científica
Duração: 205 min

Sinopse: Num mundo artificial, num tempo indefinido, “World on a Wire” centra-se na personagem do Dr. Fred Stiller, um engenheiro informático que desvenda uma conspiração global, pondo em causa a realidade que tinha como certa e envolvendo-se numa trama labiríntica e surreal.

Trailer:

Os Encantos do 6º Andar



Título Original: Les Femmes du 6ème Ètage
M/12 - França - 2010
Estreia em Portugal:  17 de Novembro de 2012
Género: Comédia
Duração: 104 min

Sinopse: Paris, anos 60. Jean-Louis Joubert, um rigoroso corretor da bolsa e pai de família dedicado, descobre que um grupo jovial de espanholas reside… no 6º andar do seu prédio burguês. Maria, a jovem que trabalha em sua casa, ajuda-o a descobrir um universo exuberante e folclórico, um ambiente totalmente oposto aos modos austeros reinantes no seu meio. Tocado por estas mulheres cheias de vida, ele solta-se e vive com emoção os prazeres mais simples, pela primeira vez. Mas será que podemos realmente mudar a vida aos 45 anos?

Trailer:

domingo, 13 de novembro de 2011

Crítica
As Aventuras de Tintin: O Segredo do Licorne


     Um ponto deveras importante ainda antes de começar esta crítica, de referir que nunca li nenhum dos livros de Hergé, e mesmo no que aos desenhos animados diz respeito, foram poucos os episódios a que assisti, mas, já irão perceber o porquê deste inicio. Também tem que ver com o primeiro anúncio em que referia que este filme iria ser realizado, primeiro pensamento que me veio à cabeça foi o de "não me parece", até ver quem estaria por detrás das câmaras, nada mais, nada menos que os meus dois realizadores preferidos, Steven Spielberg e Peter Jackson! Com isso, o caso mudou logo de figura, e mal o primeiro teaser foi lançado, foi impossível não desejar mais.

     Embora o filme já tenha saído por cá, nos Estados Unidos e outros só chegará aos cinemas em Dezembro,mas em sessões privadas já havia quem tivesse assistido, e daí o meu primeiro comentário inicial, começaram-se medos a apoderar de mim, ao ver críticas medianas, e até abaixo disso. Obviamente, até os melhores falham, e tanto Spielberg, como Jackson têm os seus maus filmes, aqueles que anos mais tarde, vêm a dizer que preferiam nunca terem realizado, mas uma combinação dos dois falhar? Desculpem, mas "I don´t buy it", alguma razão será.


     E essa pergunta foi respondida durante, e depois do filme, não se pode agradar a gregos e troianos, mas foi devido a isso mesmo que me apercebi que as críticas menos boas pertenciam aos fãs mais acérrimos, pois Tintin é conhecido pelos seus dotes de detective, leva o seu tempo a pensar, mas creio, e claro, na minha opinião, se isto fosse transportado para a grande tela não iria resultar muito bem, pois a história por si só já extensa  e com isto ficaria exageradamente grande e secante, pois uma coisa são livros, outra filmes. O Segredo do Licorne é baseado no livro com o mesmo nome, e também em O Caranguejo das Tenazes de Ouro e O Tesouro de Rackham o Terrível, e a acção não pára, é impressionante, há adrenalina sempre a ser bombeada através de visuais lindos e com uma fluidez magistral , nota negativa apenas para o 3D, mais uma vez. Tenho muita pena que Peter Jackson tenha sido apanhado por este tipo de "money maker", já que até O Hobbit terá, também esta tecnologia.

     Outra tecnologia usada foi a captura de movimentos, não totalmente, pois existem acrobacias e movimentos espectaculares que seriam impossiveis de retratar, devido aos limites que o nosso corpo impõe, ainda assim feições e movimentos funcionais foram capturados com isto. Uma das pessoas mais conhecidas nesse género, Andy Serkis, digo mesmo, o Rei desta tecnologia, admiro-o muito, não só por ser sempre a personagem mais impressionante dos filmes em que participa, mas porque fisicamente nunca aparece, casos de Gollum, King Kong, Caesar e agora Capitão Haddock. De espantar, como este consegue exprimir sempre sentimentos únicos apenas usando movimentos corporais.


     Como se de o virar de uma ampulheta se tratasse, o tempo começou a correr, e as críticas foram melhorando, até dos próprios fãs na generalidade, e Tintin arrebatou milhões no Box Office por todo o mundo, não contando com os países em que está em falta a sua estreia, e da maneira que termina, uma sequela era de se prever, e inclusive já está em pré produção, aguardo então ansiosamente, mas atenção, melhor que isto, vai ser dificil. Mas e daí talvez não, não tivessem Steven Spielberg e Peter Jackson a magia para tal.


Classificação:

sábado, 12 de novembro de 2011

Tive de Comprar a Banda Sonora #41


         Rubrica semanal de música que marcou o cinema.

     Visto que andamos para aqui a falar de dragões e dinossauros e lagartos mutantes, continuemos na mesma senda. Esta semana Coração de Dragão (Dragonheart) faz a sua entrada magistral para a lista desta rubrica com o seu tema principal muito bom. Já tem os seus anos, e os efeitos já pecam de velhice mas não deixa de ser bom, com Sean Connery a dar a voz a Draco e juntamente com Dennis Quaid, em 1996, mas no século X no filme, fazem equipa para mostrar a todos um código de honra há muito perdido. 

     Infelizmente, recordo me menos do que gostaria de me relembrar, tenho de voltar a tirar o filme das prateleiras para o rever, mas sei que quando um filme me toca não é esquecido, que é o ao qual este figura. Deixo-vos aqui então um pequeno "preview" do filme, vejam, não se arrependeram, mas seu sei que provavelmente já estarão fartos de tanta bicharada, mas na próxima semana mudaremos então de ares. A peça chama-se The World of the Heart, figura como tema principal e é composta por Randy Edelman.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sextas Curtas #33


Título Original: Mobius
Autor: Vincent Laforet
País: Estados Unidos
Género: Ficção-Científica
Duração: 11 min

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Nos Idos de Março


Título Original: The Ides of March
M/12 - Estados Unidos - 2011
Estreia em Portugal: 10 de Novembro de 2011
Género: Drama
Duração: 101 min

Sinopse: Os frenéticos últimos dias que antecedem as fortemente disputadas eleições primárias em Ohio, quando um ambicioso assessor de imprensa se vê envolvido num escândalo político que ameaça a possibilidade de ascensão à presidência do candidato que representa.

Trailer:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Powered by Blogger