E que tal um pouco de história antes de mais? O significado do Halloween remonta a mais de 2000 anos atrás. O feriado original remonta aos celtas e era chamado Samhain no qual se acreditava que os espíritos tinham, e/ou têm permissão para voltar à Terra para nos visitar... Também conhecido como o dia de todos os santos, é geralmente associado ao terror e ao paranormal, existindo por todo o lado decorações, festas, máscaras, clichés como caras cravadas em abóboras com luzes dentro à porta de casas é já normalíssimo nesta época. O cinema não foge à regra, sendo o Halloween uma altura especial para tal, já tivemos o Saw, que estreava todos os anos por esta altura, temos agora Actividade Paranormal, filmes sobre o tema, remakes, reboots, falhanços, novas ideias, enfim, de tudo um pouco.
Filmes sobre ou estreados na época são inúmeros e não têm conta, por isso decidi organizar cinco filmes que no meu ver são um belo aperitivo para passar este dia num clima de grande terror e claro, alguma diversão.
5 - Bram Stoker's Dracula (1992)
Existe alguma coisa mais "Halloweenish" do que vampiros, morcegos, lobos e um castelo gótico perigosamente empoleirado nas montanhas traiçoeiras da Transilvânia?
Gary Oldman, Keanu Reeves, Winona Ryder e Anthony Hopkins juntamente com o grande Francis Ford Coppala contam a história deste vampiro clássico, mas o espectáculo é a estrela.
Com um "Restricto" estampado e, claro, bem merecido, Drácula de Bram Stoker está minado de sangue, sexo e violência. Com umas "pitadas" de mal, este é um filme aconselhado apenas a adultos, escusado seja dito!
4 - Sleepy Hollow (1999)
Se alguém percebe de Halloween, é Tim Burton. Sleepy Hollow, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça é um tributo belíssimo demonstrando um visual ao nível do feriado "assombrado". A lenda sinistra ganha vida por entre o nevoeiro e madeira sinistra de Sleepy Hollow, uma vila a norte de Nova Iorque. Johnny Depp tem um desempenho magistral, enviado para ajudar na resolução de uma onda de decapitações inexplicáveis.
Suspense, mistério e magia num filme de Tim Burton, demonstrado uma das mais bem histórias contadas sobre esta lenda famosa do Halloween.
3 - The Nightmare Before Christmas (1993)
Lá está novamente Tim Burton a mostrar o que sabe sobre o Halloween. Em O Estranho Mundo de Jack, este pergunta e responde à pergunta pertinente em quem ganharia numa uma disputa pelo título, o Halloween ou o Natal?
Super assustador à sua maneira, mórbido, monstruoso e macabro, juntando-lhe imensa diversão, música e banda sonora de alto nível, um filme do dia das bruxas para miúdos e graúdos com animação stop-motion que ainda hoje em dia é uma técnica de respeito!
2 - Night of the Living Dead (1968)
A Noite dos Mortos-Vivos feito com um orçamento muito baixo, mas ainda assim, bem assustador! Um filme, que quase não conseguiu encontrar distribuidora, tornou-se o filme de zombies de renome, aquele que serve de exemplo para todos os outros, e um dos filmes de terror mais influentes de todos os tempos.
E ainda assim o enredo é tão simples: Os mortos são reanimados e precisam de consumir carne humana viva. Um grupo de sete pessoas está barricado dentro de uma casa à medida que tenta sobreviver ao ataque daqueles que regressaram à vida.
É daqueles filmes que faz-nos pensar duas vezes em trancar ou não a porta, e ter alguém a nosso lado enquanto o vemos! O filme é sem classificação e impróprio para crianças. Um último ponto, o de 1968 é que é o filme a ver, de esquecer qualquer remake, como sempre, ficar pelo original e a preto em branco, de preferência na noite do dia das bruxas e, claro, de luz apagada!
1 - Halloween (1978)
Para variar, o filme de eleição desta época do ano. Já se passaram quase 30 anos desde Halloween de John Carpenter, que lançou a carreira de Jamie Lee Curtis e desde então já houve pelo menos duas vezes que Halloween "regressou". Mas nada como o original mais uma vez.
Michael Myers esfaqueou a sua irmã mais velha até a morte quando ainda era uma criança. O filme passa-se muitos anos depois, quando Michael escapa de um hospital e volta para casa para continuar o que começou. Juntando-lhe a isso Jamie Lee Curtis, alguns outros adolescentes infelizes e está tudo pronto para a "diversão"!
Classificado como Restrito, com muito sangue, "gore" e sexo, Halloween é o tipo de filme de terror que se tem de acender as luzes mais que uma vez e verificar a casa sempre acompanhado do fiel, amigo taco de basebol.
Menção Honrosa: The Blair Witch Project (1999)
O Projecto de Blair Witch é um filme de terror americano, a narrativa é apresentada como um documentário montado a partir de imagens amadoras, filmado em tempo real. Posso dizer que é, provavelmente um dos filmes de terror que mais me deixou arrepiado e a pensar, não só pela tenra idade que tinha ao vê-lo, mas também porque nessa altura com poucos acessos a fontes, cheguei a pensar que fosse mesmo verdade! Ridículo, eu sei, mas confesso que ainda hoje se o vir, sozinho, no escuro, com certeza que a noite não será bem passada!
O filme relata a história de três estudantes de cinema jovens que caminham por entre uma floresta perto de Burkittsville, Maryland, para filmar um documentário sobre uma lenda local conhecida como a Bruxa de Blair. Os espectadores são informados de que os três nunca mais foram vistos, embora o seu equipamento de vídeo e som (junto com a maioria das imagens que filmaram) tenha sido descoberto um ano depois (a tal história que eu acreditei). Estas filmagens recuperadas são então apresentadas como um filme, filme esse que é o que o espectador assiste.











0 críticas:
Enviar um comentário