domingo, 28 de abril de 2013

A História da Minha Vida #1


"I write film music. I don't do brain surgery. I don't cure cancer. I just write a little bit of film music. If something happened where I couldn't write music anymore, it would kill me. It's not just a job, it's not just a hobby. It's why I get up in the morning." 
Hans Zimmer


Hans Zimmer, tornou-se um dos mais talentosos e prolíficos compositores de banda sonora para filmes, de todos os tempos. Até é possível que não conheçam o seu nome, mas sem dúvida alguma que já vos passou pelo ouvido a música deste grande homem. A sua música, capaz de mexer com a mais pequena emoção dentro de nós, sente-se desde a primeira à última nota, fazendo-nos rir, chorar, transmitindo alegria, dançando connosco, abraçando-nos e meditando reflectimos sobre o mais ínfimo pormenor que seja, traz mistério, resultando numa mistura de tristeza, e alegria, pela vida.



Zimmer, nasceu em Frankfurt, na Alemanha a 12 de Setembro de 1957. Tendo crescido sem televisão, tocava piano sem parar, nem que fosse tocando apenas nas suas teclas para que algum som surgisse. Perdeu o pai com apenas seis anos. Descobriu depois, Beethoven, Mozart, Bach, através da sua família, aprendeu tudo o que sabe ao colaborar com outros profissionais, nomeadamente com Stanley Myers, outro talentoso compositor, no início da sua carreira.

Muito do que Zimmer agora sabe, deve a Myers, e ainda hoje lhe dá crédito devido ao sucesso e talento que amealhou, devido aos primeiros anos que passou com ele, nomeadamente no que à orquestra diz respeito, com peças orquestrais electrónicas e tradicionais. Foi em Londres, que deu os primeiros passos, tocava nos Buggles e estreou-se com “Video Killed The Radio Star”.


“A great soundtrack is about communicating with the audience.”

Ainda em Londres, trabalhou em algumas curtas-metragens antes de se mudar para a América. Foi então, em Los Angeles, que foi convidado para compor a banda sonora de Rain Man (1988), em português Encontro de Irmãos, com Tom Cruise e Dustin Hoffman, banda sonora essa que recebeu a nomeação para o Óscar de Melhor Banda Sonora, a primeira nomeação de Zimmer, não ganhou, mas o filme, esse sim, venceu a estatueta para Melhor Filme. No ano seguinte, com Driving Miss Daisy (1989), conhecido em Portugal por apenas Miss Daisy, com Morgan Freeman, Jessica Tandy e Dan Aykrond, ao qual também compôs a sua banda sonora, ganhou também o Óscar de Melhor Filme. Hans Zimmer, tem uma extensa lista de filmes ao qual é creditado, e apesar de, e tomando estes como exemplo, não ter ganhado ele mesmo o prémio, quando um filme ganha, muito deve ao som, ás peças, à banda sonora que o acompanha, o que seria um conjunto de imagens sem aquele som que a acompanha e mexe connosco bem cá dentro? Hans é um mestre nisso.



Foi em 1994, que surgiu a sua primeira vitória pessoal, quando ganhou o GRAMMY e o Globo de Ouro com a banda sonora que realizou para The Lion King, O Rei Leão, tendo amealhado no ano seguinte, o seu grande Óscar, pela vitória de Melhor Banda Sonora no filme Crimson Tide (1995), Maré Vermelha, com Denzel Washington e Gene Hackman a assumirem o papel principal. Uma curiosidade, Zimmer elaborou a sua centésima composição para o filme The Last Samurai (2003), O Último Samurai, de Tom Cruise.


“A great soundtrack is about communicating with the audience.”

Existem diversos pontos marcantes na vida, e na história da carreira de Hans Zimmer, mas uma curiosa, que já confessou ele próprio em entrevista, na peça “Journey to the Line”, assombrosamente bela, foi composta após um desentendimento com o director de The Thin Red Line (1998), em bom português, A Barreira Invisível, com actores como Sean Penn, Jim Caviezel, Ben Chaplin, George Clooney ou John Cusack, confessou mesmo tê-la escrito com profunda irritação após esse conflito. Não só esteve presente na banda sonora deste filme, como foi usada também no trailer de Pearl Harbor. 



Hans Zimmer, é um apaixonado pelo seu trabalho, acredita que a orientação é essencial para que os compositores mais jovens se possam tornar ainda melhores.. Segundo o próprio, “Quando vim para a América, aquela sensação de aprender, não existe na verdade. Para que alguém possa sobreviver é preciso haver algo que lhe morda os calcanhares. É preciso ser se jovem e com espirito festivo.”. Sendo um homem de acção, co-fundou a Media Ventures, que, em seguida, se dividu e tomou controlo de alguns dos pontos mais importantes do cinema, de alguns dos nomes mais populares, como Pirates of the Caribbean (2003) – Piratas das Caraíbas, Kung Fu Panda (2008) – O Panda do Kung Fu, Iron Man (2008) - Homem de Ferro, Gladiator (2000) - Gladiador, Mission Impossible II (2000) - Missão Impossível II, The Last Samurai (2003) - O Último Samurai, Batman Begins (2005) - Batman – O Inicio, Transfomers (2007), Hancock (2008), Kingdom Of Heaven (2005) – Reino dos Céus, The Dark Knight (2008) – O Cavaleiro das Trevas, Madagascar (2005), The Da Vinci Code (2006) - O Código Da Vinci, Angels & Demons (2009) - Anjos e Demónios. Com compositores a colaborar e a trabalhar todos juntos nesta unidade de produção.



Hans Zimmer, um dos nossos compositores de cinema mais excepcionais e brilhantes na indústria cinematográfica, mas não só, em jogos também, por exemplo Modern Warfare 2 ou Crysis 2 são apenas alguns exemplos de onde Zimmer deixou também a sua marca. Portanto, façam favor de se sentarem e apreciar a genialidade de uma das pessoas mais influentes desta geração de compositores.


Algumas Bandas Sonoras de Hans Zimmer:

The Last Emperor (1987) - O Último Imperador
Days of Thunder (1990) - Dias de Tempestade
Thelma & Louise (1991) 
The Lion King (1994) - O Rei Leão
Crimson Tide (1995) - Maré Vermelha
The Preacher's Wife (1996) - Espírito do Desejo
Broken Arrow (1996) - Operação Flecha Quebrada
The Rock (1996) - O Rochedo
The Peacemaker (1997) - O Pacificador 
As Good As It Gets (1997) - Melhor é Impossível 
Smilla's Sense of Snow (1997) - Smilla e o Mistério da Neve
The Thin Red Line (1998) - A Barreira Invisível 
The Prince of Egypt (1998) - O Príncipe do Egipto
Gladiator (2000) - Gladiador
Pearl Harbor (2001)
Backdraft (2001) - Mar de Chamas
Hannibal (2001)
Black Hawk Down (2001) - Cercados
The Ring (2002) - O Aviso
The Last Samurai (2003) - O Último Samurai
Matchstick Men (2003) - Amigos do Alheio
Somethings Gotta Give (2003) - Alguém tem que Ceder
Lauras Stern (2004)
Shark Tale (2004) - O Gang dos Tubarões
Spanglish (2004) - Espanglês
King Arthur (2004) - Rei Artur
The Weather Man (2005) - O Homem do Tempo
Madagascar (2005)
Batman Begins (2005) - Batman - O Ínicio
The Da Vinci Code (2007) - O Código Da Vinci
Pirates of the Caribbean (2007) - Os Piratas das Caraíbas
The Simpsons Movie (2007) - Os Simpsons - O Filme
Kung Fu Panda (2008) - O Panda do Kung Fu
Madagascar- Escape 2 Africa (2008) - Madagáscar 2
The Dark Knight (2008) - O Cavaleiro das Trevas
Angels & Demons (2009) - Anjos e Demónios
Sherlock Holmes (2010)
Inception (2010) - A Origem
Rango (2011)
Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides (2011) - Piratas das Caraíbas: Por Estranhas Marés
Kung Fu Panda 2 (2011) - O Panda do Kung Fu 2
Madagascar 3: Europe's Most Wanted (2012) - Madagáscar 3
The Dark Knight Rises (2012) - O Cavaleiro das Trevas Renasce
Man of Steel (2013) - O Homem de Aço
The Lone Ranger (2013) - O Mascarilha

0 críticas:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Powered by Blogger