terça-feira, 31 de maio de 2011

Crítica
Thor

    Com a Marvel a apostar forte na sétima arte, era de esperar que o Deus do Trovão fizesse a sua descenda à terra, numa altura em que a empresa das BD's enriquece com a transição de papel para o cinema. Mas tem sido uma aposta boa, corajosa, mas boa, tenho ido ver praticamente todos os filmes dos super-heróis e confesso que não tenho ficado desiludido, apesar de estar com uma certa reticência em relação ao novo projecto Homem-Aranha, com um reboot à saga, mas a ver vamos como se sairá.

    Ora, Thor, Deus nórdico do trovão chega até nós como um desafio devido à sua premissa que, claro em Banda-Desenhada era excelente, mas será que no grande ecrã seria assim? Com aqueles cenários e especialmente guarda-roupa? Muito foleiro! Mas não! A Marvel conseguiu retratar tudo muito bem e nada ultrapassa a linha que constitui o ridiculo. Neste filme, que se supõe será o primeiro, antes de, pelo menos mais um, a história roda à volta do drama vivido entre Thor, Loki e do seu pai Odin, que retira a Thor todos os seus poderes e o bane para a Terra, onde começa a debanda para recuperar o seu martelo à medida que Loki mostra quem realmente é.
   
     Thor, surpreendeu bastante, e com algumas referências a outros super-heróis, como Stark o Homem de Ferro, são pequenos pormenores mas que deliciam quem conhece, também foram dadas dicas para o filme Os Vingadores que irá juntar diversas estrelas da Marvel num só filme. Mas para já este, é muito gratificante, um bom filme de acção e aventura que para fãs e não fãs fará certamente a ida ao cinema bem gasta.

Classificação:

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Crítica
Gritos 4

    O quanto eu me diverti a ver este filme, do principio ao fim, começando mais para o fim com uma frase da pelicula "First rule about remakes, dont f**k with the original", que impacto teve, apesar deste não ser um remake, a história é sobre alguém que anda a recriar os eventos do primeiro filme.

    O inicio do filme foi brutal e não vou dizer nada a seu respeito porque sendo eu um "anti-spoiler" seria crucificado pois é uma ideia excelente para o começo. Sendo o meu género preferido, o de terror, ou horror, ou suspense, ou o que queiram lhe chamar, há muito que esperava por um que valesse a pena, parece que hoje em dia só querem remakes em que depois sai o tiro pela culatra, e aí a frase de Sidney no filme, e Gritos 4 foi o filme de terror que apesar de não ser muito terrorífico, enquadra-se no que eu há já tanto tempo esperava.

     Nem todos poderão sair do cinema agradados, mas os fãs da saga e mesmo a maior parte dos não fãs sairão com uma opinião bem positiva.

Classificação:

Crítica
O Código Base

    Desde o inicio que nunca tive muitas esperanças em relação a este filme, mas à medida que o tempo foi passando até à sua estreia a minha opinião começou a mudar, pensando que secalhar afinal não era bem como eu pensava.

    Tudo começa quando um comboio explode matando inúmeras pessoas devido a uma bomba, mas graças a uma nova tecnologia militar é possível alguém conseguir viver os oito últimos minutos de vida de alguém, tentando assim descobrir o culpado de tudo, e a cena vai-se repetindo ao longo do filme tornando-o um pouco repetitivo mas introduzindo sempre variáveis novas que alteram muito do que aconteceu, sendo algo diferente em cinema, o que me fez gostar ainda mais de tal ideia.

    O Código Base não é perfeito, é certo, tem muitas falhas e um final muito confuso mas que chega para satisfazer quem vê, mas que terá dado muita discussão após as luzes das salas se voltarem a acender. Este filme é daquele que ou se ma ou se odeia e para mim foi sem dúvida a primeira.

Classificação:

Crítica
Rio

    Já há algum tempo que não ia ver um filme de animação ao cinema, e Rio chamou-me logo à atenção desde que o primeiro "teaser" foi lançado, a versão 2D era o que queria ver, visto que o 3D quase de certeza que seria uma vez mais enganador mas como sou mais de ir a sessões da noite não pude ver a versão "não burlista" visto que a última rodagem tinha sido às 18h, infelizmente o 3D não fazia mesmo falta, uma vez mais.

    E não fosse o cartão myZon teria pago muito mais, coisa que não sabia é que se levasse os óculos 3D a taxa reduz 50 cêntimos, o que não deixa de ser uma "chulice", ainda para mais por os bilhetes estarem cada vez mais caros!

   Mas voltando ao filme, a história é sobre uma arara azul que é apanhada quando ainda em pequena e exportada para fora do país onde conhece uma humana, ficando melhores amigos, o problema é que Blue não sabe voar e é levado de volta para a sua terra natal, o Brasil, para acasalar com uma fêmea da mesma espécie, sendo estas as últimas.

    Rio é repleto de divertimento ao ritmo do samba do Brasil, perfeito com visuais excelentes e um Rio de Janeiro excelentemente retratado, a banda sonora ficou a cargo de John Powell, que mais uma vez teve um trabalho impecável, mas sem nenhum tema que se destacasse como tem sido hábito nas suas últimas obras, a dobragem também ficou muito boa. Não sendo o melhor filme do ano é um filme em que merece a pena gastar o aumento dos bilhetes, mas não em 3D.

Classificação:

Críticas em atraso

    Não se confundam com a presença de 3 ou 4 criticas seguidas aqui no Going the Distance, são de filmes que já vi desde há coisa de mês e meio mas ainda não as tinha conseguido terminar para colocar aqui, por isso ai vêm, Rio, O Código Base, Thor e Gritos 4.

sábado, 28 de maio de 2011

Tive de Comprar a Banda Sonora #17

     Rubrica semanal de música que marcou o cinema.

    Com a estreia do terceiro filme para daqui a sensivelmente um mês, Transformers marca aqui a sua presença com a excelente música Arrival to Earth, desse grande compositor Steve Jablonsky. Até agora dos dois filmes que já saíram, gostei bastante, com o trailer e o teaser do próximo quer me parecer que vai ser mais uma vez a meu gosto, mas trailers são trailers, filmes são filmes, a ver vamos. 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sextas Curtas #9

    Sucessfull Alcoholics é a Curta desta semana, surgindo com o tema sobre um casal que está sempre embriagado mas que mesmo assim leva uma vida feliz e equilibrada, sempre que acordam depois da noitada, vão para os seus trabalhos, passam um bom bocado, enfim, levam uma vida normal, mas como nem tudo são rosas, chega um dia a que vão ter de desistir ou da bebida ou um do outro. Mais uma Curta de Humor Negro, criada por Jordan Vogt-Roberts.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Crítica
Piratas das Caraíbas: Por Estranhas Marés

   Jack Sparrow está de volta para mais uma aventura nos mares das Caraíbas, desta vez em busca da Fonte da Juventude. 4 anos depois do terceiro capitulo, que por si só não foi grande coisa, tendo sido mais uma maneira de ganhar dinheiro que otura coisa, visto que o segundo filme saiu um ano antes, e para aproveitar o êxito e ao tentarem lançar o terceiro o mais depressa possivel, a magia que residia no primeiro não estava presente. E era mesmo esse o meu medo quando fui ao cinema ver Por Estranhas Marés, e mais uma vez obrigado a ser em 3D, que nada de novo trouxe, tendo sido utilizado apenas em umas duas ou três cenas verdadeiramente. Mais uma vez a extorsão ao rubro!

   De volta ao que realmente interessa, Johnny Depp deixou para trás Keira Knightley e Orlando Bloom, fazendo-se desta vez acompanhar por Penélope Cruz, filha do temivel pirata Barba Negra. O grande mas mesmo grande Capitão Barbossa marca também presença, ele e Depp roubaram completamente o espectáculo. Mas sim, valeu a pena ver este quarto capitulo da saga, não se comparando ao primeiro claro, que na minha opinião continua a ser o melhor, tendo arebatado tudo, e com muita pena minha de o prémio de melhor actor para os Óscares não tenha ido para Johnny Depp nesse ano, que bem merecia.

   Para não fazer spoilers mas referenciando, o final da áso, mas claro que já se sabia, a mais um futuro filme da saga, mas não é bem assim, Por Estranhas Marés marcou o começo de uma nova trilogia. O maior defeito que este filme teve - não falando do 3D - foi o facto de ter-se passado maior parte num ambiente escuro, e com os óculos da tecnologia 3D acentua-se ainda mais essa escuridão, facto esse que em DVD e Blu-Ray deve ser bastante melhor.

   Piratas das Caraibas: Por Estranhas Marés, merece a ida ao cinema apesar do 3D, não só pela história que claro tem os seus contras, mas muito por culpa de Jack Sparrow que cada vez mais se figura como sendo ele o filme em si.


Classificação:


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Destino Infernal

Título Original: Drive Angry
M/12 - Estados Unidos - 2011
Estreia em Portugal: 26 de Maio de 2011
Género: Acção, Aventura, Thriller
Duração: 104 min

Sinopse:
O criminoso John Milton abandonou a sua filha quando ela era adolescente, mas
agora vai mover o céu e a terra para resgatar a sua neta bebé de um culto, que a pretende sacrificar na próxima lua cheia. Apenas com três dias para a encontrar, ele vai conhecer Piper, uma sexy (mas feroz) empregada de balcão, dona de um potente carro, e que o irá ajudar a apanhar o líder da seita, Jonah King. À medida que o tempo passa, Milton e Piper vão ter de enfrentar assassinos impiedosos, polícias marginais e uma misteriosa personagem, conhecida como The Accountant.

Trailer:

A Árvore da Vida

Titulo Original: The Tree of Life
M/16 - Estados Unidos - 2011
Estreia em Portugal: 26 de Maio de 2011
Género: Drama, Ficção-Cíentifica
Duração: 138 min

Sinopse: A Árvore da Vida acompanha o crescimento do filho mais velho de uma família americana, Jack, da inocência da infância até à desilusão da vida adulta, na tentativa de se conciliar na relação complicada com o seu pai. Jack vê-se como uma alma perdida no mundo moderno, procurando respostas para as origens e sentido da vida, enquanto questiona a existência da fé. Através da imagem de marca deste realizador, vemos o quanto, tanto a natureza em bruto, como a graça espiritual, dão forma, não só às nossas vidas como seres individuais e como famílias, mas a toda a vida.

Trailer: 

América

Titulo Original: América
M/12 - América - 2010
Estreia em Portugal: 26 de Maio de 2011
Género: Comédia, Drama
Duração: 111 min

Sinopse: Liza é uma jovem imigrante russa casada com Vítor, um burlão sem grande talento que vive de esquemas e de enganar velhinhas. Quando a ex-mulher de Vítor, uma efervescente andaluz, volta para Portugal reacende-se a sua paixão por vigarices e não só. Para desespero de Liza, a sua casa torna-se um nicho de vigaristas e falsários à procura do próximo esquema, e num ponto de passagem para inúmeros imigrantes de várias raças e nacionalidades, cada um à procura de um futuro melhor. Com eles chega também Andrei, um jovem ucraniano procurado pela máfia russa que se apaixona por Liza, que vê nele a oportunidade de sair dali para fora. Só que as coisas não são assim tão simples... Nesta América, falsificam-se passaportes, futuros, esperanças e a ilusão de um mundo cheio de promessas.

Trailer:

Banksy - Pinta a Parede

Título Original: Exit Trough the Gift Shop
M/12 - Estados Unidos - 2010
Estreia em Portugal: 26 de Maio de 2011
Género: Documentário, Comédia
Duração: 87 min

Sinopse: Documentário assinado pelo mítico artista de rua Banksy, que traça a história de um movimento, a street culture. O documentário segue vários artistas, alguns dos quais considerados hoje estrelas, entre os quais o próprio Banksy que apesar do anonimato é um dos mais famosos artistas britânicos, ao mesmo tempo que perspectiva o valor da arte e o que é ou não considerado autêntico hoje em dia.

Trailer:

terça-feira, 24 de maio de 2011

sábado, 21 de maio de 2011

Tive de Comprar a Banda Sonora #16

      Rubrica semanal de música que marcou o cinema.

      Com a estreia do quarto capítulo de Piratas das Caraíbas: Por Estranhas Marés era inevitável ser esta semana a aparecer aqui o tema principal da saga. "He's a Pirate" mostra todo o esplendor da série, cujo potencial tem vindo a denegrir com os filmes mas que atinge novo climax neste novo filme, Jack Sparrow volta e em grande! Mais uma vez, Hans Zimmer a marcar presença em mais uma banda sonora.

Sextas Curtas #8

Nomeador para um prémio dos BAFTA, esta curta é dos tipos que faz mais perguntas do que aquelas que responde, com um pescador que encontra uma bola que absorve tudo o que está perto. Para esta semana, aqui fica Matter Fisher de Dave Prosser.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Piratas das Caraíbas: Por Estranhas Marés

Título Original: Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides
M/12 - Estados Unidos - 2011
Estreia em Portugal: 19 de Maio de 2011
Género: Acção, Aventura, Fantasia
Duração: 141 min

Sinopse: Quando Jack se cruza com uma mulher do passado, não consegue distinguir se é amor - ou se esta o está a usar para encontrar a lendária Fonte da Juventude. Quando ela o força a embarcar no navio "Queen Anne’s Revenge", o navio do formidável pirata Barba Negra, Jack encontra-se numa aventura inesperada, onde não sabe quem temer mais: O Barba Negra, ou a mulher do seu passado.

Trailer: 

A Minha Versão do Amor

Título Original: Barney's Version
M/12 - Estados Unidos - 2011
Estreia em Portugal: 19 de Maio de 2011
Género: Drama
Duração: 134 min

Sinopse: A história de Barney Panofsky, que encontra o amor da sua vida no dia do seu segundo casamento. Só que não é ela a noiva. A sua primeira mulher fora Clara, uma loiraça de espírito livre com quem Barney partilhara uma vida boémia em Roma, durante um curto período de tempo. A sua "segunda Mrs. P.", é uma abastada princesa judia que só se interessa por compras e em falar incessantemente, e à qual Barney praticamente não liga. E é durante o seu espampanante casamento que Barney conhece e começa a interessar-se por Miriam a sua terceira mulher, mãe dos seus dois filhos e o seu verdadeiro amor. Tendo o seu pai, Izzi como acompanhante, Barney leva-nos a conhecer os altos e baixos da longa e colorida vida.

Trailer:

Encontrarás Dragões

Título Original: There Be Dragons
M/12 - Estados Unidos - 2011
Estreia em Portugal: 19 de Maio de 2011
Género: Biografia, Drama
Duração: 122 min

Sinopse: Filmado durante a Guerra Civil Espanhola, este filme conta a história de dois amigos de infância separados quando escolhem caminhos distintos durante o conflito político. Josemaria Escrivá (fundador da Opus Dei) escolhe o caminho da paz e torna-se padre, enquanto Manolo Torres escolhe a vida de soldado, levado pelo ódio pela violência e pela vingança. Cada um deles irá lutar para que o poder do perdão persista sobre as forças que destruíram a sua amizade.

Trailer:

Os Gatos Persas

Título Original: Kasi Az Gorbehaye Irani Khabar Nadareh
M/12 - Irão - 2009
Estreia em Portugal: 19 de Maio de 2011
Género: Drama
Duração: 106 min

Sinopse: Recém-saídos da prisão, dois jovens músicos, um homem e uma mulher, decidem formar uma banda. Juntos, eles andam pelo submundo de Teerão à procura de outros instrumentistas. Proibidos pelas autoridades de tocarem no Irão, eles planeiam escapar à sua vida clandestina e sonham em tocar na Europa. Porém, sem dinheiro e sem passaportes, nada será tão fácil.

Trailer:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Powered by Blogger